Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

Formação técnica a distância abre 50 mil vagas

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Jovens de todo o Brasil passaram a contar, a partir deste ano, com a oferta gratuita de 50 mil vagas em cursos técnicos de nível médio, a distância. São 147 cursos de educação profissional nas mais diversas áreas, dentre as quais informática, enfermagem, metalurgia, gestão do meio ambiente, agropecuária e turismo.
A Escola Técnica Aberta do Brasil - e-Tec Brasil - se propõe a democratizar "o acesso ao ensino técnico público, por meio da modalidade de educação a distância, visando levar cursos técnicos a regiões distantes das instituições de ensino técnico e para a periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio".
Foram pré-selecionados 288 municípios, que serão submetidos a avaliação in loco a partir de 3 de março. O resultado da avaliação indicará as escolas que iniciarão as atividades este ano. O Ministério da Educação vai escolher 250 estabelecimentos de ensino.
A iniciativa marca o surgimento do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), programa que tem como prioridade expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente na periferia das áreas metropolitanas. Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o programa vai investir, este ano, mais de R$ 75 milhões em cursos de educação profissional na modalidade a distância. 
Resultado de parceria entre as secretarias de Educação a Distância (Seed/MEC) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e instituições públicas de ensino técnico, o e-Tec Brasil foi estruturado em modelo semelhante a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os cursos, inteiramente gratuitos, têm duração média de um a dois anos e contam com tutoria presencial e a distância oferecida em pólos de apoio. O processo seletivo dos alunos é de responsabilidade das instituições. Ao MEC caberá financiar o material didático impresso e virtual, além de efetuar o pagamento de bolsas aos tutores.

Estatísticas

Artigos lidos
420758

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer