Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

São Paulo monta universidade virtual

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O estado de São Paulo contará em breve com novo reforço em seu sistema de ensino a distância. Está sendo criada a Univesp, Universidade Virtual do Estado.
Seus idealizadores explicam que a Univesp não constituirá uma nova instituição. Antes, será uma ação cooperativa que integra cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância das universidades estaduais paulistas - a Universidade de São Paulo (USP), a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e a Unicamp (Universidade de Campinas). A iniciativa se assemelha ao Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão que reúne as universidades públicas fluminenses.

A formação da Univesp promete ser integrada. Enquanto a secretaria de Ensino Superior de São Paulo entra com recursos financeiros para que o projeto saia do papel, as instituições paulistas devem oferecer parte de seus recursos humanos, professores e colaboradores, para o desenvolvimento dos cursos. A autonomia das instituições, entretanto, será preservada.

Entre 2007 e 2008, o governo do estado de São Paulo investiu R$ 25 milhões na Universidade Virtual. "Essa verba inclui os custos dos equipamentos para o lançamento do canal digital da TV Cultura, que ajudará disseminar o projeto e seus cursos a comunidade paulista", declara Loyola. A Univesp, num primeiro momento, irá aproveitar a infra-estrutura já existente do estado. No entanto, as atividades presenciais não se restringirão às cidades onde as três universidades participantes atuam. "Os pólos estarão espalhados por 70 diferentes municípios, isso porque serão aproveitados os campi dos Centros Paula Souza", explica Loyola.

Os primeiros vestibulares da Univesp já começaram a ser programados. Entre os cursos que aguardam os trâmites burocráticos para a implantação estão quatro de graduação: pedagogia (Unesp e USP); Licenciatura em Ciências (USP), e Licenciatura em Ciências Biológicas (USP).
O número de vagas nos cursos da Univesp ainda não é conhecido.  Mas sabe-se que a proposta é atender aos interessados em todo o território estadual e, especialmente, contribuir para a melhoria do ensino público nos níveis básico e médio.

Estatísticas

Artigos lidos
421469

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer