Criar abelhas pode levar a bons ganhos

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Aprender a cuidar de abelhas, processar o mel e seus demais produtos pode ser interessante fonte de renda para as famílias que moram no campo. A Universidade de Viçosa, uma das mais reconhecidas e acreditadas instituições brasileiras especializadas na formação de profissionais para atuarem na área rural, mantém diversos cursos a distância, ministrados pelo canal Universidade On-line de Viçosa (UOV). Por sua utilidade para os pequenos produtores e agricultores familiares, convém destacar entre eles o curso de Apicultura.

Sistema prático e simples, ele exige dos produtores um baixo investimento inicial e garante retorno financeiro num período de curto prazo, segundo seus organizadores. Para eles, é o mais completo conteúdo sobre a criação de abelhas do mercado: abarca a construção de colméias racionais e suas medidas ideais, o que é mais eficiente e econômico a ser adotado, equipamentos para o manejo das abelhas, a localização do apiário e seu planejamento, obtenção de enxames, como e quando deve ser feita a divisão dos enxames, colheita e o processamento do mel, produção e comercialização da própolis, principais doenças e seus tratamentos, sistema de apicultura migratória, opções de produtos elaborados com o mel.

Concentrado em nove módulos,  o curso tem seus componentes didáticos integrados por completo material impresso e um DVD. Na parte impressa, o estudante encontra as diretrizes, a seqüência do estudo, o conteúdo dos diversos módulos, as chamadas para assistir a filmes e animações no DVD, além das atividades de revisão e exercícios de cada módulo, tabelas, gráficos, ilustrações, literatura indicada e consultada e o teste para a avaliação final.

Os módulos apresentam, de forma aprofundada, temas como a Biologia das Abelhas; Colméias e Apiários; Iniciando o Apiário Fixo; Manejo; Manejo Avançado; Apicultura Migratória; Extração e Processamento de Mel; Processamento de Cera; e Própolis.

O DVD contém vários filmes com depoimentos do professor e técnicos envolvidos neste curso, como também vídeos ilustrativos, demonstrações e fotos. Todo conteúdo do curso permanece também, acessível no site da UOV on-line durante o período de seis meses para que a pessoa possa, mesmo tendo o material impresso e o DVD, se preferir, fazer todo o estudo com a ajuda da internet.

O curso de Apicultura tem o custo de R$ 480, e o pagamento pode ser facilitado em até seis vezes, no boleto bancário ou por meio de cartões de crédito. Ele foi desenvolvido pelo professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, conhecida autoridade da área, e especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.