Multimídia digital une arte e tecnologia

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Trabalhar com criação e arte é uma possibilidare que está sendo oferecida pela universidade Unisul Virtual, por meio do curso Multimídia Digital. O curso (www.unisul.br/content/paginacursosvirtual/multimidiadigital/) engloba diversas áreas da comunicação audiovisual, como cinema digital, produção de games, tv interativa, vídeo e animação. A pessoa que o conclui está apta para atuar em produções, desde a concepção do roteiro e o desenho de produção, até a edição, a autoração e os efeitos especiais.
    
Qualquer pessoa que tenha concluído o segundo grau e possua computador com acesso à internet pode frequentá-lo. O curso tem a duração de dois anos (quatro semestres). O aluno aprovado tem direito ao diploma de Tecnólogo em Multimídia Digital, reconhecido pelo Ministério da Educação. Na inscrição o interessado precisa pagar a taxa de R$ 55, e o valor médio da mensalidade é de R$ 354,20.

Sediada em Santa Catarina, a Unisul tem uma história rica, de mais de quatro décadas, e suas atividades atuais são dinâmicas e inovadoras. A universidade ocupa cinco campi, que englobam diversas áreas de atuação. As atividades presenciais do curso Multimídia Digital são realizadas em 96 cidades localizadas em vários estados.

A Unisul Virtual lembra que a educação a distância permite ao aluno a oportunidade de estudar estando próximo do seu ambiente familiar ou profissional, com o melhor aproveitamento possível das suas condições financeiras e disponibilidade de tempo. O regime de estudos está assentado no uso dos materiais didáticos para a auto-aprendizagem e na tutoria, onde o aluno entra em contato com o professor-tutor para tirar dúvidas e receber orientações.

O Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem é utilizado pelo aluno para comunicação e interatividade com seus colegas, monitores, tutores e instituição. Para isso o aluno deverá dispor de acesso a computador e à rede Internet.

Os encontros presenciais serão realizados aos sábados na cidade indicada pelo candidato no ato da inscrição. Haverá uma aula inaugural presencial, com data fixada em edital, para apresentação geral do curso, da metodologia de estudos e do Espaço Virtual de Aprendizagem. Ao final de cada módulo também o aluno precisa participar de uma etapa presencial para verificação das disciplinas cursadas, mediante realização de avaliação escrita individual.
 
Mercado em expansão - A Unisul explica que conversão tecnológica das mídias analógicas para o sistema digital a levou a criar o Curso de Multimídia Digital. "Estamos vivendo uma nova era da comunicação audiovisual, uma era em que vídeo, cinema, televisão, jogos digitais, internet e outros meios afins passaram a ser áreas integradas." Essas mídias, acrescentam os divulgadores do curso, além de produzidas e exibidas com tecnologia digital, em meios digitais como internet, TV digital, cinema digital e celulares, passaram a incorporar a Interatividade, conceito que objetiva a transformação do espectador em usuário ativo.

Os professores do curso são especialistas em cinema, televisão, animação, desenvolvedores de jogos digitais e webdesigners, preocupados com a formação de profissionais preparados para um mercado de trabalho renovado tecnologicamente.
O sistema de ensino a distância da UnisulVirtual, por sua vez, é uma modalidade considerada perfeitamente adequada ao ensino da multimídia digital, pois, além das vantagens oferecidas, o computador, instrumento básico de estudo neste sistema, é, ao mesmo tempo, a principal ferramenta de trabalho do produtor multimídia digital.

O curso tem por objetivo capacitar o aluno em habilidades que lhe permitam desenvolver diversas tarefas, como a  criação, planejamento, gestão e controle da produção; realização expressiva, operação técnica e finalização nos processos de produção para o mercado de multimídia digital: agências de publicidade e propaganda, empresas de marketing, agências de comunicação integrada (jornalismo e relações públicas), emissoras de rádio e tv, produtoras de cinema e vídeo, produtoras de games e websites.