Cursos do Sebrae orientam empresários

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, oferece dois cursos gratuitos para quem deseja iniciar um negócio ou está descontente com seu empreendimento e quer reformulá-lo. "Aprender a Empreeender" e o IPGN (iniciais de "Iniciando um Pequeno Grande Negócio") são realizados a distância, via internet, e atendem a todo o País.

De acordo com  o Sebrae, "Aprender a Empreender'' trata dos conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. É voltado para empresários formais e informais de pequenos negócios nas áreas de comércio, indústria, serviços e agroindústria.

Já o IPGN orienta o empreendedor a organizar suas idéias e recursos e indica um roteiro com os principais aspectos a serem considerados no planejamento e abertura de um negócio. Como resultado, o IPGN ensina, passo-a-passo, a elaborar um plano de negócio essencial para se verificar a viabilidade do empreendimento e orientar sua evolução.

Além destes dois cursos, o Sebrae oferece gratuitamente os programas "Como Vender Mais e Melhor", "Análise e Planejamento Financeiro" e "D-Olho na Qualidade", também importantes ferramentas de apoio ao pequeno e médio empreendedor. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site http://www.ead.sebrae.com.br/

O curso "Aprender a Empreender" é indicado a quem pretende iniciar seu negócio; a quem quer noções básicas de como gerir um empreendimento; a quem já tem um pequeno negócio e quer iniciar sua capacitação em empreendedorismo e também a quem precisa repensar o seu empreendimento.

No decorrer do curso um tutor que fará o acompanhamento de cada aluno, dando-lhe apoio e o orientando. Também o ajudará a sanar dúvidas, estimulando a discussão de temas importantes para o empreendedor. Durante o curso, o aluno também tem a oportunidade de interagir com outros participantes.

O "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" é um programa do Sebrae que orienta o empreendedor a elaborar um Plano de Negócio. Este é um documento escrito que especifica os principais fatores necessários para a criação de um empreendimento, cuja elaboração permitirá que a pessoa conheça melhor seu futuro negócio, além de avaliar a viabilidade de sua implementação. O tempo disponível para fazer o curso é de 60 dias.

Os últimos 15 dias do curso foram planejados para que o aluno se dedique à elaboração final do seu plano de negócio. Nesse período pode esclarecer dúvidas com o tutor, aprofundar a discussão com seus colegas e retomar os pontos do conteúdo nos quais ainda tenha alguma dificuldade.