Projeto busca popularizar o espanhol

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O Instituto Cervantes, entidade criada e mantida pelo governo espanhol, e que tem atuação em todos os continentes, programou para janeiro próximo o lançamento de seu novo curso de espanhol "Hola, que tal?", título traduzido como "Olá, como vai?", em português.

A instituição decidiu, desde o ano passado, ampliar sua presença nos estados brasileiros. Hoje conta com centros culturais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador.

A programação do curso objetiva ao ensino em massa do idioma espanhol com o apoio da internet e das emissoras de televisão em todo o mundo, constituindo um amplo sistema de ensino a distância. Os coordenadores da iniciativa calculam que 1,5 milhão de estudantes se beneficiarão com o curso no decorrer dos próximos 36 meses.

O "Hola, que tal?" oferecerá mais de 200 programas de televisão produzidos pela emissora pública espanhola, atividades em áudio e vídeo, um livro virtual com recursos interativos multimídia e audivisuais. complementarmente, disponibilizará aulas de apoio individuais e em grupo. Uma parte das lições virtuais poderá ser acessada gratuitamente. Para a continuidade do curso, porém, será preciso que o interessado se matricule.

Como o curso se destina a um público que se distribui por todo o mundo, apresentará peculiaridades dos diferentes continentes e regiões. A idéia dos organizadores é que os professores participantes sejam de nacionalidades diferentes para ampliar os sotaques e os traços fonéticos que diferenciam o espanhol da Espanha do falado, por exemplo, nos muitos países hispano-americanos.

Os apresentadores e intérpretes do curso deverão trecorrer a diferentes situações do dia-a-dia, para reforçar o aspecto prático do curso.