Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

Governo distribui 150 mil notebooks

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Sete companhias apresentaram propostas nas licitações promovidas, ano passado, pelo Ministério da Educação. A primeira colocada apresentou o lance de R$ 82,55 milhões, o que corresponde a R$ 553,00 por lap-top. Nesse valor, de acordo com o Ministério da Educação, estão incluídos os impostos, a entrega nas escolas, garantia de 12 meses para o equipamento e os programas instalados, bem como serviços de manutenção e configuração das máquinas.

O padrão apresentado é o modelo indiano Mobilis, da empresa Encore. Para cumprir as determinações do edital, o computador deve ter memória RAM de no mínimo 512 MB, capacidade armazenamento de dados mínimo de um gigabyte livre (depois de instalado o sistema operacional e os diversos aplicativos previstos), tela de LCD de pelo menos sete polegadas, dispositivo wireless, software livre e código aberto, funcionar em português, contar com programas como editor de textos, planilhas, apresentação de slides, e navegação na internet, entre outras especificações.

Configuração exigida inclui ainda duas portas USB, teclado protegido contra derramamento de líquidos, câmera de vídeo integrada, certificação da Anatel,  e peso máximo de 1,5 kg - já com a bateria instalada.

O Ministério ressalta que o Programa Um Computador por Aluno integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O projeto piloto está sendo realizado em cinco escolas de quatro estados brasileiros (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins), além do Distrito Federal.

Iniciada a efetivação do projeto UCA, o Ministério da Educação programou também para 2009 iniciativas que promovam um maior aproveitamento dos telecentros já implantados no país para capacitação de pessoal na área de programação de software.

Estatísticas

Artigos lidos
419762

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer