Governo distribui 150 mil notebooks

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Sete companhias apresentaram propostas nas licitações promovidas, ano passado, pelo Ministério da Educação. A primeira colocada apresentou o lance de R$ 82,55 milhões, o que corresponde a R$ 553,00 por lap-top. Nesse valor, de acordo com o Ministério da Educação, estão incluídos os impostos, a entrega nas escolas, garantia de 12 meses para o equipamento e os programas instalados, bem como serviços de manutenção e configuração das máquinas.

O padrão apresentado é o modelo indiano Mobilis, da empresa Encore. Para cumprir as determinações do edital, o computador deve ter memória RAM de no mínimo 512 MB, capacidade armazenamento de dados mínimo de um gigabyte livre (depois de instalado o sistema operacional e os diversos aplicativos previstos), tela de LCD de pelo menos sete polegadas, dispositivo wireless, software livre e código aberto, funcionar em português, contar com programas como editor de textos, planilhas, apresentação de slides, e navegação na internet, entre outras especificações.

Configuração exigida inclui ainda duas portas USB, teclado protegido contra derramamento de líquidos, câmera de vídeo integrada, certificação da Anatel,  e peso máximo de 1,5 kg - já com a bateria instalada.

O Ministério ressalta que o Programa Um Computador por Aluno integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino. O projeto piloto está sendo realizado em cinco escolas de quatro estados brasileiros (Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins), além do Distrito Federal.

Iniciada a efetivação do projeto UCA, o Ministério da Educação programou também para 2009 iniciativas que promovam um maior aproveitamento dos telecentros já implantados no país para capacitação de pessoal na área de programação de software.