Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

Colégios terão de oferecer o idioma Espanhol em 2010

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
O mercado de trabalho para professores de idiomas tende a ganhar significativo impulso.  No ano que vem, as escolas de ensino médio estarão obrigadas a colocar em seus currículos aulas de espanhol, abrindo uma nova opção aos alunos.

Os interessados em ocupar as novas vagas no ensino não deveriam ser pegos de surpresa, mas a maioria só agora se dá conta dessa oportunidade. Acontece que a inovação foi introduzida pela lei no 11.161, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda em 2005.

É de se esperar que a maioria dos estados promovam, este ano, concursos para a contratação de professores em condições de fazer com que os sistemas de ensino cumpram a nova determinação. Promete crescer, igualmente, a procura por cursos de formação e atualização em Espanhol.

Nesse esforço, avaliam os especialistas, os cursos a distância podem dar forte contribuição, principalmente nas situações em que é preciso atualizar os docentes para que assumam as novas funções. Muitos interessados consideram a possibilidade de fazer seus cursos de formação e atualização em países vizinhos, sobretudo Argentina e Uruguai.

O sacrifício vale para garantir uma posição no magistério oficial, num ano em que o mercado de trabalho deve se mostrar pouco atraente. O espanhol é um idioma falado por mais de 420 milhões de pessoas, sendo a segunda língua mais utilizada no mundo ocidental. E se torna especialmente interessante para os brasileiros num período em que se intensificam os esforços de integração entre as comunidades latinoamericanas.

O Espanhol é a língua oficial de pelo menos 20 países, além da Espanha - a maioria situados na América Latina. Informações da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação indicam que o Brasil tinha, em 2007, mais de 12 mil professores em condições de ensinar o idioma na rede de ensino. Dados do Censo escolar, entretanto, mostram que são necessários algo em torno de 24 mil docentes para atender a nova demanda que se estabelecerá a partir do próximo ano.

Estatísticas

Artigos lidos
419756

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer