UAB assume formação do professor rural

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

em municípios próximos a 77 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A intervenção se estenderá pelas cinco regiões do País. O curso de especialização em educação do campo, ministrado a distância, será promovido por oito instituições públicas de ensino superior integrantes da Rede de Educação para a Diversidade. De acordo com o diretor dessa área da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Armênio Schmidt, as escolas do campo reunem hoje mais de 40 mil professores sem licenciatura.

Além de não ter curso superior, a expressiva maioria leciona sem qualificação adequada à escola rural. O caminho para qualificar professores em exercício, num país continental, confirma Schmidt, é a Universidade Aberta. “A UAB combina atendimento em escala com qualidade”, garante.

Para atender aos professores que fizeram graduação, o Ministério abriu uma especialização com 420 horas que acontecerá este ano; para os docentes com ensino médio, criou uma licenciatura específica, também oferecida por universidades públicas. O MEC lançará também, este ano, editais para cursos de aperfeiçoamento em educação do campo com carga horária de 180 a 220 horas, por intermédio da UAB.

Entre os conteúdos que fazem parte dos cursos, o diretor de Educação para a Diversidade cita a legislação do campo, as diretrizes curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, a proposta pedagógica para as classes multisseriadas, os conteúdos do quinto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio por áreas do conhecimento, além de materiais didáticos e pedagógicos de apoio aos professores.

Tarefa – Os coordenadores dos cursos de especialização na temática do campo das oito instituições de ensino superior estiveram reunidos em Brasília, em fevereiro, para definir a formação de tutores e apresentar o calendário das aulas. A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por exemplo, fará o curso de abril de 2009 a setembro de 2010. Os 350 professores selecionados pelos municípios para o curso a distância da UFES serão atendidos em dez pólos da UAB no estado.

Participaram do encontro, coordenadores das Universidades Federais de Alagoas (UFAL), que formará 100 professores, em dois pólos; do Espírito Santo (UFES), 350 professores, em dez pólos; do Paraná (UFPR), 350 professores, em dez pólos; de Mato Grosso do Sul (UFMS), com 250 professores e oito pólos; a Universidade de Brasília (UnB), com 100 professores e quatro pólos; as universidades estaduais de Montes Claros (Unimontes/MG), com 780 professores e 13 pólos; e do Maranhão (Uema), com mil professores e 20 pólos; e o Instituto Federal do Pará, que atenderá 350 professores em dez pólos.