Alunos de cursos presenciais podem ter apoio na web

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Os alunos dos cursos de graduação presencial da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) podem agora optar por cursar disciplinas na modalidade a distância. A vantagem, segundo a universidade, é que o estudante pode adequar os estudos à sua rotina. Aos matriculados nos cursos presenciais é permitida a escolha de até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância. A matrícula segue os mesmos procedimentos e critérios das disciplinas ofertadas presencialmente.

São programadas três provas presenciais durante o semestre, com datas definidas no calendário acadêmico, sendo a terceira para fins de reavaliação. As provas acontecem no campus ou unidade de origem do aluno, sempre nos finais de semana, no período da tarde.

Os alunos matriculados em disciplinas a distância devem possuir alguns requisitos tecnológicos básicos, como computador e acesso à internet. As atividades a distância são feitas pela web e o aluno conta com o apoio dos professores, tutores e da equipe acadêmica e tecnológica da PUC Minas Virtual. A carga horária da cada matéria é desenvolvida ao longo do semestre letivo.

A universidade lembra que não existe um horário determinado para o aluno se conectar ao ambiente virtual de aprendizagem. Ele faz sua própria programação de estudos, levando em consideração a rotina que costuma observar diariamente.

O importante, de acordo com a PUC-Minas, é verificar as atividades propostas e realizá-las nos prazos determinados pelos professores. Geralmente são agendados encontros on line (chats) ou webconferências e videoconferências, de acordo com a programação da disciplina.

Os estudantes recebem um CD Rom com o manual do aluno, softwares e, em alguns casos, com videoaulas da disciplina. Na primeira semana de estudos, o aluno passa por uma capacitação tecnológica para se familiarizar com o ambiente virtual de aprendizagem. Terminada esta etapa, começa a desenvolver as atividades relativas ao conteúdo, constantes do cronograma da disciplina.