Pesquisa indica as carreiras do futuro

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Profuturo (Programa de Estudos do Futuro), da Fundação Instituto de Administração (FIA), anuncia os resultados da pesquisa Delphi "Carreiras do Futuro", com o objetivo de identificar as áreas mais promissoras e onde estarão as oportunidades de negócios para empreendedores até o ano de 2020. Segundo os especialistas consultados, a ênfase crescente na inovação, a busca por qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente estarão entre os fatores mais relevantes no delineamento das carreiras mais promissoras.

Os negócios potenciais estarão no setor de serviços, em áreas como saúde e qualidade de vida, turismo e lazer, alimentação, serviços para a terceira idade e consultorias especializadas - tais como sustentabilidade, desenvolvimento de carreira, consultoria pessoal e planejamento financeiro.

A maioria dos entrevistados, ou seja, 38% deles, indicaram a inovação como um fator crítico para a competitividade das empresas, dando ênfase no desenvolvimento tecnológico, na educação continuada e na busca por novos conhecimentos. A pesquisa aponta ainda que as áreas de biotecnologia, nanotecnologia, Saúde e medicina serão promissoras.

A busca pela qualidade de vida foi a opção de 26% dos especialistas que participaram do estudo. Segundo eles, o crescimento da internet, com maior acesso e mais pessoas fazendo compras e pesquisas pela rede, deve alavancar os serviços na web.

Outros 18% acreditam que o conceito de sustentabilidade ganhará força, o que aumentará a atuação de profissionais nas áreas ambientais. De acordo com o estudo, será necessária a busca de alternativas de baixo impacto ambiental e pouca poluição para a produção de diversos produtos.

Há ainda uma expectativa de aumento da participação das atividades empreendedoras no mercado profissional. O estudo apontou projeção de aumento da taxa de atividade empreendedora no Brasil, que poderá chegar a 17% da população economicamente ativa - contra uma média de 12,8% observada entre 2001 e 2007. Como justificativa a essa elevação, 54% dos entrevistados acreditam nas transformações das relações de trabalho.

A pesquisa revelou que haverá uma diminuição dos postos de trabalho formais, o que impulsionará muitos profissionais a criar seu próprio emprego. Novas formas de venda das habilidades individuais surgirão e estarão cada vez mais direcionadas às formas autônomas.

A melhora da educação e dos índices sociais foi apontada como outra tendência do aumento da atividade empreendedora no Brasil. A estimativa é que, até 2020, haja um número maior de profissionais com ensino superior no País. Mas, para isso, a pesquisa enfatiza a necessidade das empresas, universidades e cursos de MBA prepararem os futuros empreendedores no País. (Universia Brasil)

                             QUADRO DAS CARREIRAS MAIS PROMISSORAS ATÉ 2020

Carreira % de entrevistados
que a indicaram
Atividades
Gerente de Eco-Relações 72% Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
Chief Innovation Officer 67% Interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.
Gerente de Marketing
e-Commerce
46% Gerencia o desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
Conselheiros de
Aposentadoria
39% Profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.
Coordenador de
Desenvolvimento da Força de
Trabalho e Educação
Continuada
35% Coordenador responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.
Bioinformationists 34% Cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.