Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

Simpósio que debate perspectivas de futuro do Brasil realiza segundo encontro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Construindo o Brasil do amanhã

Com o objetivo de promover uma discussão sobre o futuro do país sob uma perspectiva holística e que leve à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual, o simpósio Construindo o Brasil do Amanhã realiza seu 2º encontro virtual no dia 10 de agosto, a partir das 17h.

A transmissão será feita pelo Youtube, no canal do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP (para acessar, clique aqui).

As inscrições são gratuitas. Haverá emissão de certificados mediante preenchimento de formulário disponibilizado no chat durante o evento.

Os palestrantes serão 2 nomes de grande destaque nas áreas de educação e economia no Brasil: o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o presidente do Insper, Marcos Lisboa. Eles serão sabatinados pelo coordenador do Lepes, Daniel dos Santos; pelo titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, Mozart Neves Ramos; pelo superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques; e pela gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto. A mediação é da diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Cláudia Costin.

O Simpósio Construindo o Brasil do Amanhã é uma realização da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes), ambos sediados na USP Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Unibanco.

Para mais informações sobre o evento, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre os palestrantes

Renato Janine Ribeiro é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Foi ministro da Educação entre abril e outubro de 2015. Tem 18 livros editados e, em 2001, recebeu o Prêmio Jabuti de melhor ensaio. É membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e, recentemente, foi eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, ética, teoria política, Brasil e Thomas Hobbes.

Marcos Lisboa é Ph.D em economia pela Universidade da Pensilvânia. Foi professor assistente na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas e no Departamento de Economia da Universidade de Stanford. Foi diretor-executivo e vice-presidente do Itaú Unibanco, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Atualmente é presidente do Insper.

Daniel dos Santos é professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. É graduado em Economia pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Atualmente, também coordena o Lepes.

Mozart Neves Ramos é graduado em engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor em Química pela Unicamp e tem pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, Itália. Foi reitor da UFPE, secretário de Educação de Pernambuco, presidente executivo do Todos Pela Educação e diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna. Atualmente, além de ser titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, integra o Conselho Nacional de Educação.

Ricardo Henriques foi secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. Atualmente, além de superintendente executivo do Instituto Unibanco, é integrante de entidades como Anistia Internacional (Brasil), Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), Fundação Itaú Educação e Cultura, Instituto Natura e Todos pela Educação.

Mônica Pinto é mestre em Educação pela PUC-RJ, com pós-graduação em História e Cultura Contemporânea e formação pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral. Foi consultora e coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores, vinculado ao MEC e à TVE. É gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, atuando no desenvolvimento e manutenção de parcerias do Canal Futura e de seus projetos especiais.

Cláudia Costin é mestre em Economia Aplicada pela FGV. É professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e diretora-geral do CEIPE-FGV. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Canais Globo
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Instagram
Twitter

Notícias relacionadas:

Estatísticas

Artigos lidos
422809

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer