Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

Classes Abertas: como, quando e por que retomar as atividades presenciais na escola?

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Série de encontros Classes Abertas vai debater políticas públicas e os desafios de saúde e educação com reabertura das escolas

Classes Abertas. Problemas financeiros (21%) e dificuldades com ensino remoto (14%) foram os principais motivos para os jovens interromperem os estudos em 2020/2021, mostrou a 2ª edição da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19)”, divulgada em junho, que ouviu mais de 68 mil jovens de todo o país. Para voltar às atividades presenciais nas escolas, os estudantes pedem segurança sanitária e melhores condições econômicas: quase metade dos jovens que interromperam os estudos (47%) disseram que retornariam às aulas se toda a população fosse vacinada, e 36% querem garantia de renda básica ou auxílio emergencial.

Para debater os desafios para a reabertura segura das escolas; a diversidade de condições entre estados e municípios e a relação dos estudantes com as escolas, a saúde e as condições de aprendizado, o encontro virtual Classes Abertas deste mês, no próximo dia 28, no YouTube do Canal Futura, terá como tema “De volta na escola? A retomada das atividades presenciais nas escolas: Como? Quando? Por quê?“.

O encontro vai reunir especialistas e jovens de diferentes regiões do país. Entre os convidados estão a secretária estadual de Educação do Mato Grosso do Sul e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED), Cecilia Motta, que abordará a questão do ponto de vista da gestão e das políticas públicas; a estudante de jornalismo Maria Lima, 19 anos, de Campo Grande (MS), jovem pesquisadora participante da pesquisa “Juventudes e a Pandemia”; a pediatra e infectologista Luciana Becker Mau, que falará sobre os desafios para uma reabertura segura das escolas. Também participam o epidemiologista e secretário de serviços integrados de saúde do Supremo Tribunal Federal Wanderson Oliveira, que trará informações sobre saúde e recomendações para diminuição dos riscos de contaminação por COVID-19; o estudante de Fís​ica Caio Henrique Santos, 20 anos, de Recife (PE), estagiário da rede pública de ensino e ativista em políticas públicas de educação e juventudes; e o estudante Cícero Igor dos Santos, 17 anos, de Aracaju (SE), integrante do projeto Jovens Porta-Vozes do Ensino Médio Integral. A mediação é do jornalista Bernardo Menezes, do Canal Futura.

Encontros são mensais com temas sobre Educação

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, as Classes Abertas são encontros formativos que reúnem estudantes, professores, profissionais da educação e áreas afins em debates que mobilizam a agenda da educação e os desafios contemporâneos. Os encontros são mensais, com acesso gratuito pelo YouTube do Canal Futura.

CLASSES ABERTAS: DE VOLTA NA ESCOLA?

Convidados

Luciana Becker Mau (pediatra e infectologista)

Cecilia Mattos (secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul)

Wanderson Oliveira (epidemiologista e secretário de serviços integrados de saúde do Supremo Tribunal Federal)

Caio Henrique Santos (estudante e pesquisador de Pernambuco)

Mariana Lima (estudante e pesquisadora do Mato Grosso do Sul)

Cícero Igor dos Santos (estudante de Sergipe e mobilizador pelo Ensino Médio integral)

Mediação: Bernardo Menezes (jornalista do Canal Futura)

Acesse os conteúdos Futura

Na TV:

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

Na web:

Canais Globo
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Instagram
Twitter

Notícias relacionadas:

Estatísticas

Artigos lidos
422522

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer