Minas inicia plano nacional de ensino técnico

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A oferta de cursos técnicos de nível médio a distância, gratuitos e orientados pelo Ministério da Educação, deverá começar por Minas Gerais, antes de se estender a todo o País. A previsão é de que sejam disponibilizados no estado sete cursos profissionalizantes.

As especializações programadas incluem técnico em agropecuária, técnico em meio ambiente, técnico em gestão ambiental, técnico em enfermagem, técnico em gestão pública, e técnico em segurança do trabalho.

No território mineiro foram pré-selecionados 34 pólos para concentração das atividades. Todos eles estão sendoforam previamente submetidos a avaliação in loco, para que as escolas selecionadas começassem o atendimento aos alunos ainda em 2008, intensificando as atividades em 2009.

A oferta dos cursos caracteriza o início do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), programa que tem como foco principal expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio.

A proposta é oferecer ensino desse tipo em municípios que não contam com instituições de educação técnica tradicionais e na periferia das grandes cidades brasileiras. Espera-se, com isso, incentivar os jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mundo do trabalho.

O e-Tec Brasil faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, uma parceria entre a Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. No total, serão investidos mais de R$ 75 milhões em cursos profissionalizantes na modalidade a distância, só este ano.