Internet rápida chegará a 55 mil escolas públicas

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

No entendimento do governo, as operadoras de telefonia resolveram apoiar aos esforços do governo de inclusão digital. As empresas vão assegurar acesso gratuito das 55 mil escolas à internet de alta velocidade até 31 de dezembro de 2010.

Até junho deste ano, a internet deverá chegar a 2 mil escolas públicas. E no fim do ano, deverá estar instalada em 40% dos 55 mil instituições, passando para 80% no fim de 2009 e 100% no fim de 2010. A velocidade, segundo Sardenberg, será superior a 1 megabits por segundo (Mbps), na primeira etapa, chegando a 2 megabits em janeiro de 2011.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garante que a revisão do marco regulatório das telecomunicações tem como objetivo principal a massificação da banda larga. A Anatel vem analisando também o pedido do Ministério das Comunicações para que seja alterado o Plano Geral de Outorgas para permitir fusões entre concessionárias de telefonia fixa e a eventual compra da Brasil Telecom pela Oi.

O presidente da agência, Ronaldo Sardenberg,  tem afirmado que a mudança será analisada obedecendo a critérios que garantam a concorrência e o benefício da sociedade. A possibilidade de se exigir a universalização da banda larga das empresas que vierem a realizar fusões faz parte das discussões que se desenvolvem no âmbito do governo.