Brasil lidera crescimento do ensino não presencial

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Brasil já é líder mundial em educação fundamental a distância, com 200 mil estudantes do curso supletivo sendo atendidos pelo Telecurso 2000/2001 da Fundação Roberto Marinho, e muitos outros milhares através do Instituto Universal Brasileiro.

Quem tem pressa também na educação pode buscar atalhos. A internet e diversas escolas e colégios oferecem ensino de segundo grau a distância.
Uma situação que inclui tecnologias conhecidas há algumas gerações, como a educação por correspondência. Há décadas cursos desse tipo são oferecidos por empresas como os Institutos Monitor e Universal Brasileiro, ambos com sede em São Paulo. Ambas as instituições incluem em sua programação também cursos técnicos e diversas capacitações profissionais.

Também como um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino que atuam nessa área, o Ceteb, de Brasília, vem atendendo a estudantes de todo o Brasil.
A Escola Ceteb (Centro de Ensino Tecnológico de Brasília) de Jovens e Adultos destaca como uma de suas principais características o fato de trabalhar com ensino personalizado, na modalidade de Educação a Distância, que permite ao aluno estabelecer seu próprio ritmo de estudo, sem a obrigatoriedade de freqüentar aulas presenciais.
Ensino Médio (antigo 2º Grau).

Curso para jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Fundamental, ou que demonstrem conhecimento equivalente a esse nível de escolaridade, ou ainda que tenham interrompido os estudos no Ensino Médio. O curso compõe-se de dez disciplinas, organizadas em módulos, que incluem: Organização do Trabalho Intelectual, Educação Artística, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Química, Física e Biologia.

O Ceteb lembra que a legislação específica estabelece para conclusão deste curso a idade mínima de 18 anos. Para quem também não conseguiu concluir o primeiro grau, a escola oferece Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série (antigo 1º grau). Este curso destina-se a jovens e adultos que tenham nível de conhecimento equivalente as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental ou que interromperam os estudos ao longo dessa etapa. O curso compõe-se de oito disciplinas, organizadas em módulos.