Ensino a distância. Formação, treinamento e orientação para o conhecimento.

TV Escola leva mais qualidade ao magistério

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Professores da rede pública ganham um instrumento para se aperfeiçoarem e evoluír. Por intermédio da TV Escola, o Ministério da Educação capacita, aperfeiçoa e atualiza os educadores desde 1996. A proposta desse canal de televisão criado pelo MEC é estimular o professor a utilizar seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas. Hoje a TV Escola atinge 400 mil professores em 21 mil estabelecimentos de ensino do país.
Na implantação do Canal, cada escola pública com mais de 100 alunos recebeu um kit, composto por uma antena parabólica para sintonizar o canal e um vídeo-cassete. Assim, o educador pode gravar os programas e exibi-los em sala de aula ou usá-los para uso próprio, enriquecendo se conhecimento e sua prática pedagógica.
A programação exibe, durante 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros, produções da própria TV Escola, e é dividida em faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta. Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.

Qualificação
Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
De acordo com o Ministério da Educação, há inúmeras possibilidades de uso autônomo da TV Escola: (1) desenvolvimentos profissionais de gestores e docentes (inclusive preparação para vestibular, cursos de progressão funcional e concurso público); (2) dinamização das atividades de sala-de-aula; (3) preparação de atividades extra-classe, recuperação e aceleração de estudos; (4) utilização de vídeos para trabalhos de avaliação do aluno e de grupos de alunos; (5) revitalização da biblioteca; (6) aproximação escola-comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta.
A criatividade e autonomia de cada escola encontrarão outros usos importantes para a programação da TV Escola.

Como participar
A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o País. Seu sinal está disponível, também, nas TVs por assinatura Directv (canal 237) e Sky (canal 27).

Estatísticas

Artigos lidos
421367

Newsletter

Encontre-nos

 

Copyright © 2022 Porta do Futuro.Desenvolvido por ABCMIX Joomla Site Designer