Estudo fora do País enriquece currículo

Imprimir
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As pessoas que querem fazer um curso de pós-graduação no exterior, inclusive mestrado e doutorado, mas não têm condições de pagar os custos  de uma só vez, podem contar com várias alternativas de financiamentos para que consigam esta aprendizagem ou aperfeiçoamento. Diversas empresas e instituições oferecem financiamento para viagens de intercâmbio no exterior, abarcando desde a passagem até o próprio curso e a estadia.

Entre os principais programas de crédito que promovem o intercâmbio, incluem-se:

  • Capes (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): fornece bolsas de estudo no exterior, para mestrado, doutorado, estágio Pps-doutoral e aperfeiçoamento em artes.
  • Fulbright: este programa é voltado para quem deseja fazer um intercâmbio educacional ou cultural nos Estados Unidos. São bolsas de estudo que custeiam totalmente o intercâmbio para graduação, pesquisa e docência. As áreas prioritárias são: ciências humanas e sociais.
  • AIESEC: presente em 85 países, esta organização estudantil favorece o intercâmbio entre estudantes das áreas administrativa, contábil, comunicação social, engenharia e informática. Este intercâmbio de conhecimentos é feito através de estágios remunerados. Para participar deste programa, o candidato deve passar por um processo de seleção, que é o mesmo para todos os lugares do mundo. Geralmente, as inscrições são abertas no primeiro semestre de cada ano.
  • Fundação Estudar: fornece bolsas para intercâmbio de graduação ou pós-graduação para estudantes de administração. Há ainda a possibilidade de se conseguir uma bolsa para estudar direito ou fazer um MBA nos Estados Unidos. Para participar deste programa, o candidato deve preencher uma ficha dentro do próprio site da fundação. Porém, essas bolsas são parciais, não cobrindo o valor total do curso no exterior.
  • CNPq: o órgão também mantém convênios com outras organizações internacionais, a fim de manter intercâmbio de pesquisadores. Com a British Council, por exemplo, o CNPq possui um acordo onde há duas modalidades: visita científica e projeto de pesquisa. O CNPq custeia as passagens aéreas para os pesquisadores brasileiros e o Britsh Council as diárias dos mesmos.
  • Maxinvest Student Travel: criado pelo STB em parceria com a Vera Cruz Vida e Previdência, o MST é na verdade um fundo, onde o estudante faz depósitos em reais e tem seu investimento corrigido em dólares, para custear depois seus estudos, seja de idioma ou extensão universitária.